15 December 2008

Chicago & The Mars Volta

Há uns meses atrás, o Regis V., meu amigo pediu pra eu escrever textos sobre minha experiência aqui nos EUA e shows, pra postar no site do Dezembro Independente, que é um festival super bacana de rock de verdade que rola em Mogi das Cruzes-SP, mas acabou não rolando... aí eu tinha escrito uns (vários) textos e resolvi escrever aqui e dividir com quem quiser ler.

Meu primeiro show nesse país foi exatamente 20 dias depois que eu cheguei aqui, dia 20 de Abril e antes de aterrissar aqui eu já sabia que ia, o show do The Mars Volta.
Ok, eu perdi o show deles no Brasil, no Tim Festival de 2004, de 40 e poucos minutos por ser menor de idade e chorei sim, porém fui recompensada com um de 3 horas e com
os 4 álbuns, lindo, não?
Bom, mal cheguei aqui e já falei pra minha ex-host family que eu ia no show. Comprei um mapa de Chicago, uma mochila, e fiz a reserva no albergue e das passagens de trem e fui, no Domingo, mesmo sem ingresso.
Cheguei lá toda feliz por estar em Chicago, uma cidade maravilhosa. Fui no Sears Tower onde você vê a cidade inteira e a história de como o predio foi feito, é demais e enorme, porém com
elevadores modernos subi rapidão até o 100 e alguma coisa piso. É super legal ver toda a cidade lá de cima. Depois fui pro famoso Millenium Park e AMEI! Meu lugar predileto de Chicago, tem aquela famosa bolota, ou o feijão, prata, a Cloud Gate onde o clipe do Kanye West - Homecoming (minha música predileta) foi gravado, e essa música é com o Chris Martin do Coldplay. A Cloud Gate foi feita pela inglesa, Anish Kapoor, foi a sua primeira arte aberta ao público nos EUA. A escultura foi feita com série sem sutura de pratos de aço inoxidável altamente polidos, que reflete o horizonte famoso da cidade e as nuvens acima. Um arco pé-alto fornece um "portão" à câmara côncava embaixo da escultura, convidando visitantes tocar sua superfície de espelho-como e vê sua imagem refletida de volta de uma variedade de perspectivas. E' uma das maiores, se nao a maior, escultura nesse estilo no mundo e foi um presente da AT&T (operadora americana) para a cidade de Chicago.
Também tem uma fonte chamada The Crown Fountain (foto), é a fonte mais legal, foi feita pelo artista espanhol, Jaume Plensa. A fonte consiste em duas torres de bloco de vidro de pé e em baixo a agua que cai reflete como uma piscina. As torres projetam imagens de vídeo de um espectro social amplo de cidadãos de Chicago, uma referência ao uso tradicional de gargoyles em fontes, onde rostos de seres mitológicos foram esculpidos com bocas abertas para permitir água jorrar/fluir, um símbolo de vida. O Plensa adaptou esta prática com rostos de cidadãos de Chicago, projetados em telas de LCD, uma saída de água na tela que da a ilusão que água jorra das suas bocas. A coleção de rostos, um tributo do Plensa a cidadaos de Chicago, foi tomado de uma selecao de 1.000 residentes. E' super bacana e vale a pena conferir se um dia tiver a oportunidade.
Depois fui pro albergue, me arrumei rapidão e fui me aventurar no trem que estava com problemas quando era em direção ao Sul, e eu estava indo direçã Norte, mas na volta, ai... nem sabia como ia voltar.
Cheguei lá e tava total Sold Out, e eu pensei: EU NÃO POSSO PERDER ESSE SHOW POR NADA. O preço normal do ingresso era 35 mais umas taxas aqui e taxas ali... devia sair uns 50 e poucos. Eis que surge um cara vendendo ingressos, mas ele só tinha um e tinha eu e mais três meninas doente pelo ingresso, aí eu inventei que eu tinha viajado do Brasil
para Chicago só para ir nesse show e até mostrei meu passaporte e voilá, ele vendeu para mim por 65, e eu fiquei felizona, Mars Volta merece e mereceu. Cheguei lá no show e fui entrando e fiquei bem perto, nessa conheci um cara chamado John, uma belezinha, há!
Assisti o show com ele e tirei um milhão e meio de fotos no show, e nem podia entrar com câmera e tirar foto, mas sabe como minhas bolsas são tamanho gato felix com mil bolsos, e entrei.
Oh meu Deus, que que foi o show do Mars Volta? Na época o melhor da minha vida, mas ok, Radiohead bateu depois. Eu estava podre porque tinha passado o dia inteirinho andando com All Star, mas fiquei la todas as TRÊS lindas horas de chão feliz e contente e realizada e sem nenhuma banda de entrada, só eles e eles. Mars Volta é um show que todo mundo que entende de música e gosta de coisa boa deve ir. A voz do Cedric de outro mundo, guitarra e os solos de Omar faz qualquer um apaixonar, eu que não sou na vibe latin lover me apaixonei, o baterista delicadíssimo que destrói a bateria, o cara do teclado, o saxofonista, a interação entre Cedric e Omar, a iluminação e decoração de palco, as dancinhas clássicas do Cedric e os passinhos sensuais de Omar (oh! Omar), o público super se matando e toda a energia louca. Diria que foram 3 horas de puro prazer musical.
No show tinha gente que nem devia saber o que era Mars Volta, uma galera lunática por eles, uma galera que foi mas prefere At the Drive-in e pessoas normais que gostam de música boa, mas que no Brasil a gente não iria ver.
O venue (casa de show) onde foi o show se chama Aragorn Ballroom e MUITA banda legal já tocou por lá, muita mesmo. O lugar á super bacana e com uma acústica linda.
Depois que terminou o show eu e o bonito John que eu conheci fomos nos aventurar para voltar de trem direção Sul, aliás milhões de pessoas. Descobrimos um ônibus que passava perto do hostel e fomos, porque por coincidência ele também estava hospedado lá já que ele é de Detroit, que nem é perto, mas ele foi porque ele é viciado em Mars Volta e já foi em uns 16 shows deles e desses 16, 6 são só da nova turnê.
Antes de ir pro hostel passamos nesses lugares que eu não sei o nome, tipo lanchonete americana que fica aberta 24h e eles servem café e água e você pode comer café da manhã, lanches, qualquer hora do dia, aliás, aqueles lugares bem de filme sabe? Com "sofázinho" para sentar... Enfim pedi uma porção de bacon e de pancakes e fui feliz.
Segunda-feira acordei me arrumei voando e fui pro Museum of Natural History em Chicago, passei pelo Grant Park... O mais legal do museu é ver o esqueleto de um dinossauro Rex que é de verdade, mais conhecido como SUE, onde a maioria dos ossos são verdadeiros e depois lá em cima tem o crânio verdadeiro. É legal também ver todos os animais de mentira mas tão reias, e uns deles são bizarros e estranhos e eu juro que na sessão dos ursos eu me assustei, poque eu estava sozinha andando de "ré" para tirar uma foto e bato num vidro, quando eu me viro tinha esse urso de mentira ENORME olhando pra mim, aí eu resolvi sair de lá. É bem legal a parte Egípcia e latina.
Bom aí está o relato do meu primeiro pseudo-final-de-semana em Chicago.


Fotos do show do Mars Volta aqui.

12 December 2008

LIVE 105

Então, ontém teve um "festivalzinho" da rádio alternativa da Bay Area, Live 105.
Aí quem tocou foi: alguma banda que eu não sei porque eu não tinha chego ainda, Jack's Mannequin, mas nem vi o show deles, Franz Ferdinand, que eu vi um pouquinho, Bloc Party, Death Cab for Cutie e The Killers.
Foi uma saga enorme pra chegar lá... peguei minha amiga, fui pra Oakland pegar outra (25min) e fomos pro show, sem convite, é claro, porque a gente é muito perdida na vida.
Chegando lá, tinha um negão enorme com uns convites e queria vender por 70 dólares, eu tipo: não vou pagar 70! Aí ele fez por 40, o que estava ótimo, já que no site estava 35. A gente comprou, e é claaaaaaaaaaaro que na hora de entrar um deu pau, e era o da minha amiga... aí a gente falou pra ela ir falar com o negão, mas a gente com medo do negão não estar mais lá!
Aí, deu tudo lindo e certo e ela trocou!
O problema é que os 3 ingressos eram em lugares diferentes, aí a gente como brasileiras, as usual, resolvemos dar um lindo migué, e fomos sentar aonde a galere de cadeiras de rodas sentavam, afianl, não tinha ninguém.
Aí falei: menines, vamos ficar aqui até alguém mandar a gente embora!
Aí aparece um tio suuuuuper simpático, e pede pra ver nosso tickets, eu começo a falar em português pra dar o migué, do: oi, eu não sabia porque não falo inglês, beijos.
Ok, o tio super legal veio, conversou com a gente e deixou a gente ver todos os shows sentadas lá, foi lindo!
Sobre os shows...
Franz Ferdinand, eu só vi um pouco, nem gosto mais deles direito, e sei lá, é um show ok, não tenho muito o que dizer.
Bloc Party, que eu já vi, foi bem legalzinho... eu gosto deles, mas o show no Lollapalooza, foi BEM melhor.
Death Cab for Cutie, eu já tinha visto um pocket show deles e não tinha gostado, mas dessa vez, me surpreendeu, achei que era uma coisa bem morta e parada, e me surpreendi, foi "pesado" por ser Death Cab e o público inteiro estava se divertindo! Foi bem bonito! E a voz do vocalista é igualzinha a do CD.
The Killers, então, minhas amigas foram pra ver eles, e eu tipo conheço 4 músicas do primeiro cd e já ouvi umas outras 4 de outros cd mas JURAVA que era a mesma música, sempre comentava: mas essa música denovo? tipo, OI? E minhas amigas, aiiiiiiiiiiiiii eu amo essa!
Mas admito que a presença deles me surpreendeu, mas eu não gostei do fato deles esconderem o cara do saxofone, e o cara escondia o sintetizador também, mas foi um show legal, mesmo sabendo que eles iam fechar com Mr Brid alguma coisa.


That's all folks.
Aliás, tenho que postar os textos sobre shows que eu já fui aqui, mesmo ninguém lendo.

10 December 2008

CONSUMISMO

Ok, admito que desde que eu me mudei pros EUA virei mais consumista do que sempre fui, e fiquei mais ainda depois de me mudar pra Califórnia, mas é bizarro como eles dão uma ênfase enorme no consumisto.
Hoje fiquei besta, cheguei em casa e a minha host mother me fala que o Zoren, o mais velho, ia ficar mais tempo na escola porque era: Christmas Shopping Day at School. Eu: ok, mas o que é isso???
Aí ela me diz que todo ano tem essa "feira" na escola onde as crianças levam dinheiro e compram presente pra toda a família e tal, e ela ainda me diz: dou uns 30 dólares e ele compra vários presentes pra todo mundo pra dar no Natal. Gente, 30 dólares é muito dinheiro, dá pra comprar várias coisas ou comer 1 ou 2 vezes em algum lugar bacana!
Tudo bem que deve ser legal e ele deve se sentir o adulto quando faz compras de Natal pra todos, mas precisa ser algo que a escola patrocina?
E pra ajudar mais no consumismo, no Brasil, geralmente as crianças ganham um ou 2 ou no máximo 3 presentes dos pais (uma pessoa de classe média/média alta) e aqui eles ganham a lista INTEIRA de presentes dos pais, mais presentes de amigos, vizinhos e família, e quando eu digo que é muito presente, eu digo, no minímo uns 15 pra cada só dos pais, com TUDO incluso... TUDO.
Tudo bem, eu fiz a minha lista simples de Natal mesmo pois meus Hosts pediram e beijos, espero ganhar tudo também! Há.